Trilhando além

Do you practice what you preach? Bem, o time do Aplifica, sim! O Personaliza Mais foi e ainda está sendo uma grata surpresa. Um curso na modalidade EAD no qual me sinto muito conectada com os participantes e onde o aprendizado que absorvemos e construímos é apresentado e aplicado da mesma forma que faremos em sala. Estamos aprendendo diferenciação, trilhas e menus educacionais por meio da própria diferenciação, das trilhas e dos menus educacionais. Cada um de nós somos protagonistas de um projeto que soma e multiplica o conhecimento por meio do compartilhamento de experiências, questionamentos, informações, pontos de vista e conclusões.
O que mais me chamou atenção nesta trilha é me tornar consciente do fato de quanto tenho sorte de trabalhar numa instituição que oferece todas as ferramentas tecnológicas necessárias para produzir aulas com a diferenciação, o fato de já conhecer muitas das ferramentas e (assustadoramente) não explorá-las tanto. Então pude aprender como tirar o maior proveito dos recursos que tenho em mãos atualmente. Além disso, me chama atenção também o quanto as aulas podem ser mais produtivas e protagonizadas pelos alunos e assim o professor pode dar maior apoio ao grupo.
Mal posso esperar para aplicar os menus, como o modelo de "Jogo da Velha" e revisões bem completas no Google Forms, onde os estudantes podem rever tópicos de acordo com suas necessidades. Também quero propor atividades colaborativas utilizando Slides, pra que cada integrante da turma pesquise um tópico do assunto trabalhado e depois culmine em diversas aulas invertidas. Há muito mais que pode ser feito, mas estas são as atividades que estou mais empolgada para por em prática ASAP!
Esta formação me abriu a mente e me tirou de um bloqueio mental, bem como me deu forças para inovar, mesmo no final de um ano letivo conturbado. Tenho esperanças de conseguir planejar aulas melhores, mais produtivas e ao mesmo tempo que engajem os alunos. É um campo riquíssimo! Tenho certeza que com aulas elaboradas com as práticas adquiridas no Personaliza Mais, serão realmente significativas e protagonizadas para e pelos alunos.

Comentários