Personaliza Mais | O que você Leva desta Jornada de Capacitação Online?



Nosso maior dom é aprendermos para ensinarmos e multiplicarmos. Nossa trilha formativa Personaliza Mais foi uma experiência de aprendizagem não só para os educadores que estiveram conosco, presentes, participativos durante quatro semanas, mas para nós, que nos desafiamos a criar uma jornada de capacitação online em tempo recorde, de forma ágil, e com uma proposta de trazer um novo olhar sobre a diferenciação no aprendizado. Optamos por algumas estratégias práticas e de fácil entrada no espectro do ajuste onde o material, o conteúdo e a avaliação continuam os mesmos, mas mesmo assim conseguimos já trazer aspectos de voz e escolha para os alunos com algumas mudanças em nossas atividades.

Foi uma experiência online, talvez das mais profundas como proposta pedagógica. Uma jornada online com percursos, opções para os participantes, uso de metacognição, várias estratégias de ensino, com uma pitada de gamificação quando os educadores finalizavam a semana e destravavam seus kits com vídeos da facilitadora, recursos e modelos para serem utilizados na sala de aula.

Para a gente, ficam três grandes legados deste projeto:
 1. Tudo o que exploramos e aprendemos sobre diferenciação, principalmente com o pessoal de Harvard e a equipe de Rhonda Bondie. Ela trouxe repertório teórico, profundidade e, ao mesmo tempo, leveza nas atividades, mostrando que sim é possível diferenciar em vários contextos.
2. A trilha formativa que construímos. Pelo feedback dos participantes de todas as semanas, percebemos que foi potente, com muita conexão entre eles e as ideias apresentadas.
3. A ideia de destravamento dos Kits com mais recursos para os participantes na conclusão das semanas. Achamos que foi bacana e trouxe um resumo dos pontos importantes da semana, e, principalmente modelos para serem copiados e ajudar os professores na aplicação.

Levamos ao pé da letra o mote que acreditamos no Amplifica "O que você faz com isso na segunda-feira?"

E aí? O que você está levando de toda essa jornada? O que te chamou atenção? Quais as estratégias e ferramentas digitais quer testar e aplicar no seu contexto?
Como esta formação impacta sua prática e o aprendizado dos alunos?

Comentários

  1. Essa trilha formativa teve um impacto em meu andar pedagógico. Sempre gostei e procurei estudar sobre as tecnologias educacionais, mas a trilha me levou muito além do que u poderia imaginar. O trabalho com várias ferramentas no Google Sala Aula é um dos pontos fortes para mim, o mapa de influência é bem inspirador.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Excelente, Elisângela! Aguardamos agora sua reflexão mais detalhada com uma postagem sua aqui no blog até para você experimentar a plataforma como possibilidade de diferenciação em sala de aula.

      Excluir
    2. Carla, experimentar a sala de aula com essa personalização foi maravilhoso. Obrigada pela oportunidade e não deixe de nos avisar sempre que for possível ampliar as possibilidades de estratégias na educação.

      Excluir
  2. Fiz o Bootcamp Amplifica em 2018 e me tornei Google Educator Nível 1. Perdi a capacitação para o nível 2 este ano devido à minha carga de trabalho, mas não podia deixar de fazer o Personaliza Mais, sabendo da qualidade de tudo que vocês oferecem.

    A experiência do ano passado foi fantástica e aprendi muito sobre tecnologia e seu uso em sala de aula, temas que muito me atraem. Participar da trilha de aprendizado do Personaliza Mais superou minhas expectativas, pois acabei enxergando a tecnologia e a ação pedagógica como algo superior à simples aplicação de técnicas para melhorar nossa prática do dia a dia como professores. É mudança de mindset. É passar a repensar a educação e se reinventar a partir de novos conhecimentos. Obrigado pela oportunidade e parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Aprendi muita coisa aqui e tive grandes avanços tecnológicos. Percebi que na aprendizagem estamos vivenciando o modelo TPACK.

    ResponderExcluir
  4. Bom dia! Ainda irei revisar muitos assuntos e treinar realizando atividades para está ainda mas preparada para o ano de 2020. exitem aqui muitas formas de fazer o meu aluno participar mais das aulas, este curso associado a outro que faço me deixou com muitas ideias que irão minimizar meu tempo facilitando a comunicação com os alunos .

    ResponderExcluir
  5. Aqui meu blogger, onde posto diversas coisas , estou a espera de todos vocês, https://auderlaniadias13.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Aprendi muito, mas do que seria capaz de descrever com palavras, inclusive a superar meus limites. Não imaginei que essa trilha seria tão intensa. Despertou mais ainda meu desejo de aprender sobre o uso das ferramentas digitais em sala de aula. Parabenizo toda a equipe. Vocês são 10!

    ResponderExcluir
  7. Dessa jornada levo a possibilidade de mudanças na rotina da prática de sala de aula, principalmente pela fato de alcançar meu aluno no ponto que ele mais precisa melhorar, costumo usar metodologias ativas, mas pretendo testar a as atividades colaborativas, principalmente do Google drive. Esta formação impacta minha prática porque me desafia a criar novas maneiras de levar meus alunos a estudar e avaliá-los.

    ResponderExcluir
  8. Iniciei o Bootcamp mas perdi a certificação os "muitos" afazeres, não dei conta. Ainda vou voltar e rever o que foi ensinado por lá.
    No Personaliza Mais estou indo, embora atrasada em algumas atividades , tudo que foi e está sendo oferecido no curso me ajuda muito. O uso das tecnologias , sempre, é um desafio, porém, já avancei bastante e, quero aprender muito mais.
    Tenho necessidade em me aprofundar em várias ferramentas.
    Os estudantes querem, precisam e merecem!
    Sou grata pela rica contribuição e enriquecimento que o curso proporciona.

    ResponderExcluir
  9. Amei esta jornada! uma trilha guiada, com muita aprendizagem, algumas dificuldades e sempre aprendendo muito. Aprendendo compartilhando, descobrindo, discutindo e sobretudo refletindo sobre como pensamos a educação, sobre nossas práticas. Sempre pesquisei muito para mim, mas agora é o momento de dividir com os colegas, colaborar com outros e despertar nos outros professores e alunos a mesma faísca que despertou em mim, que devolveu o brilho, a vontade de conhecer melhor aqueles com quem convivo, de diferenciar cada um e proporcionar percursos a serem trilhados.

    ResponderExcluir
  10. A participação nessa trilha formativa tem sido, no mínimo, transformadora. Foi fundamental para o meu crescimento pessoal e profissional. Gratidão pela oportunidade de ter participado!

    ResponderExcluir
  11. Foi uma trilha de muita aprendizagem! Muitas novidades que desconhecia e que foi encantador aprender. Sempre pensei "fora da casinha" e por meio dessa trilha de aprendizagem confirmou-se o que sempre pensei!!! De uma maneira organizada e bem estruturada nos foi ensinado e é possível agir com os alunos o uso das ferramentas digitais a diferenciação. Foi o máximo! Obrigada por essa jornada Carla!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Adoramos feedback e contato. Deixe aqui seu comentário.