Um novo olhar e um novo modo de trilhar




Sou uma pessoa apaixonada em estudar sobre as mídias educacionais e sempre procuro fazer cursos na área. Mas infelizmente por vários motivos estive afastada de leituras e de estudos mais profundos na área. No entanto, esse ano tive o prazer de retornar a pesquisar e estudar a cerca do tema. Sempre olho o curso ao qual me proponho curso como um desafio onde vou aprender coisas novas e situações novas. 

Em outubro /2019 desse ano tive o prazer de conhecer no encontro da Rede Escola Digital a Carla Arena e Samara e fiquei encantada pela dinâmica das duas. Na ocasião elas falaram muito bem sobre Curadoria, e foi nessa ocasião que começou essa nova maneira de olhar e caminhar pela educação.Logo que cheguei em casa (Palmas/TO) fui pesquisar sobre o Amplifica e sobre as educadoras que tive o privilégio de conhecer e usufruir um pouco de toda a habilidade que ambas possuir. 

Nas minhas pesquisas de deparei com uma inscrição do Curso – Personaliza Mais, nesse momento vi a oportunidade de conhecer um pouco mais e mergulhar nesse novo olhar e nessa novo modo de trilhar a educação.

 E agora que chegamos ao fim dessa trilha, mas não o fim da busca de inovar nesse novo olhar e que vejo o quanto contribuiu para a minha aprendizagem. Estou levando várias estratégias numa perspectiva da metodologia ativa e com vários subsídios para a minha atuação como formadora.
Várias estratégias me chamaram muito atenção, mas fazendo uma reflexão das mesmas tenho uma que me deixou bem marcada, foi o Mapa de Influência. Tive oportunidade de trabalhar no setor ao qual atuo e vi o quanto o mapa é rico e o quanto nos abre a possibilidade  de conhecer nossos alunos por meio de uma ferramenta lúdica, mas que ao mesmo tempo mostra a personalização do aluno. Com certeza essa estratégia me chamou muito atenção, pois conseguir colocar em prática.

Outra ferramenta rica e com várias possibilidades pedagógicas é o Google Sala de Aula, tenho estudado e já estou planejando uma formação com a equipe de assessores pedagógicas mas em perspectiva mais de gamificação.

Portanto, essa formação realmente transformou o meu olhar e o meu modo de trilhar, estou encantada com tantas ferramentas e estratégias que já estou planejando uma formação para o inicio do ano com várias equipes pedagógicas.

Um novo olhar e novo modo de trilhar se tornou parte de minha prática pedagógica.

Comentários

  1. Querida Elisângela, agora que me toquei que você estava naquele encontro super rico em São Paulo, e que bom que nos conectamos e que você já está buscando aplicar o que vivenciamos com esse novo olhar em relação às práticas pedagógicas e também as tecnologias. Estamos mais conectadas do que nunca e sigamos juntas nesta jornada :-)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Carla, realmente foi um encontro maravilhoso. Através da oficina que vc e a Samara nos deram puder começar a mudar o meu modo de olhar e meu modo de caminhar. Obrigada pela oportunidade e não deixe de nos informar sempre que tiver momentos assim.Bjos

      Excluir
  2. Fico muito feliz de encontrar tantos educadores neste espaço antenados em inovar na educação. tomara que possamos estar juntos em muitas outras formações!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Daniele, desejo muito está sempre próximo de pessoas que ama a educação e que possamos trilhar essa caminhada em vários momentos.

      Excluir
  3. Estamos no mesmo barco. Nosso propósito é um só: Educar. Também estou feliz em conhecer mais essa partícula de professores engajados que acreditam que a mudança faz toda a diferença.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adriana, a educação realmente faz a diferença e acreditar é fundamental.

      Excluir
  4. Eu também amei o mapa de influência, Elisângela! Já fiz uma cópia dele quando destravei o Kit 1 e estou com tudo preparado para fazer dele uma das primeiras ferramentas a ser utilizada em 2020.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Prof. Lucio, estou de plano de utilizar o mapa de influência com a equipe que trabalho ainda esse ano. Trabalhamos com formação de professores e acredito que será muito útil esse mapa. Abraços

      Excluir
    2. Eu fiz cópia e já até utilizei.

      Excluir
  5. Esse é o meu primeiro curso do Amplifica, sempre tive curiosidade em conhecer alguma formação de apoio da Fundação Lemann.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana Gabriella, então começou muito bem, o pessoal do Amplifica é de excelência e a Fundação Lemann também trabalha muito bem com apoio aos professores. Continue o seu trilho.

      Excluir
  6. Realmente foram momentos de muitas trocas mas especialmente de muito aprendizado!!!Que possamos continuar conectados fazendo a diferença na arte de ensinar!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Fabiana. O aprendizado foi bem construtivo e bem satisfatório.

      Excluir
  7. Assim como muitos colegas, essa minha primeira formação Amplifica. Conheci a Carla e a Clarissa na formação do Educamídia em Brasília e fiquei encantada. Por isso, quando vi a inscrição para a Trilha, me inscrevi. É conhecimento prático, aquele que os professores anelam em sua prática e espero poder contribuir com eles. Até a próxima!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Adoramos feedback e contato. Deixe aqui seu comentário.