Google e a diferenciação

GOOGLE PARA EDUCAÇÃO: FERRAMENTAS PODEROSAS PARA FAZER UMA AULA INCRÍVEL

Quando digo Google, logo vem a cabeça o que vou pesquisar com meus alunos. Mas poucos são os educadores que conhecem as funcionalidades educacionais de outras ferramentas, por exemplo:
  • Google Notícias
É uma ótima ferramenta para se manter atualizado sobre qualquer tema do mundo. Como diferenciar em sala de aula? Quando um educador delimita um tema para uma redação, os alunos poderiam realizar diferentes leituras para se aprofundarem sobre o assunto, para posteriormente estruturar argumentos para sua própria redação.
  • Google Acadêmico
Já usei para localizar artigos acadêmicas, com essa ferramenta é possível copiar a citação de acordo com padrões da ABNT e também na versão BibTex para que usa o latex. Nesse tipo de pesquisa eu consigo acompanhar a relevância do artigo de acordo com a citações. Como diferenciar em sala de aula? Ao invés do professor escolher um artigo para todos lerem, ele poderia deixar os próprios alunos escolherem seus artigos de acordo com o tema do debate e compartilhar.
  • Gmail
Eu considero a segunda ferramenta Google mais utilizada. Como diferenciar em sala de aula? Por e-mail, podemos direcionar o diálogo com diferentes grupos. Com ele é possível ter acesso a outras ferramentas.


  • Google Alertas

    • Eu uso para realizar pesquisas personalizadas que já são direcionadas para o meu e-mail. Por exemplo, concurso para a universidade X. Logo, tenho as últimas notícias sobre o tema direcionado para o meu e-mail na forma de uma lista.
    • Google Drive
    É possível compartilhar e manter nas nuvens tudo o que você precisa.
    • Google Docs
    Com ele faço o meu planejamento em qualquer lugar e de qualquer computador.
    • Google Sala de Aula
    É surpreendente para o trabalho em sala de aula, a minha maior dificuldade em usá-lo como professora é ter que depender de uma conta corporativa.
    • Google Earth, Google Maps e Google Sky
    Excelente para ampliar os estudos de geografia.
    • Google Tradutor
    Poder ser usado para tradução ou conhecer a pronúncia de qualquer palavra em diferentes idiomas.
    • Google Agenda
    Confesso que já deixo o aniversário de todos os parentes e amigos na agenda, automaticamente já recebo o alerta no e-mail.
    • YouTube Educação
    É uma ferramenta de colaboração do YouTube com a Google. Como diferenciar em sala de aula? O educador pode recomendar vídeos para os seus alunos aprenderem ou em grupos, também criar seus próprios vídeos sobre um determinado tema.
    • Blogger
    Estamos aqui para compartilhar a nossa experiência e diferenciar apresentando o que aprendemos usando o blog.

    Comentários