Diferenciar para oportunizar



Fiquei pouco mais de dois anos fora da sala de aula. Continuei trabalhando em escola, mas no apoio. Há um mês atrás voltei para a sala de aula e ficou notório como cada vez mais nossos alunos precisam de um olhar diferenciado. Precisamos procurar atender suas necessidades específicas, não só de aprendizado, mas de vida. Não planejamos mais uma aula, mas 17, 24, 36.
Participando do curso de Personaliza Mais, percebi como é simples personalizar as aulas. Quando disse simples, não quis dizer necessariamente que seja fácil, que não precise de um tempo maior para o planejamento. quis dizer que é possível.
Com recursos simples e bem acessíveis, você conseguir atender melhor as necessidades dos seus alunos, e é disso que eles precisam hoje em dia. Recentemente me lembrei que, quando eu estava na terceira série, tinha um aluno que já estava reprovando pela terceira vez e com a mesma professora. Na época eu não entendia como um aluno podia reprovar tantas vezes a mesma série. Hoje eu entendo. Sou apaixonada até hoje por essa professora, mas tenho certeza de que, se ela ainda é professora, ministra a aula exatamente como ela ministrou na minha época.
Já que nos dispomos a ser educadores, então que façamos e melhor possível. Vamos procurar ao máximo diferenciar nossas aulas para atender melhor nossos alunos. Só tenho a agradecer a todo aprendizado que recebi durante o curso. Obrigada a todos que contribuíram.

Comentários

  1. Oi Cristiane, concordo com você quando diz que o curso nos ofereceu novas possibilidades de ensino e que devemos e podemos repensar a forma de ensinar. O mundo avança sob muitos aspectos e a educação não pode continuar insistindo em práticas extremamente tradicionais quando dispomos de ferramentas inúmeras e de fácil acesso que podem ser usadas para potencializar o aprendizado. O curso foi ótimo, como poucos que já participei, e acredito que nós seremos os próximos propagadores de tudo o que aprendemos aqui, pois afinal tudo o que aprendemos marcou nossas vidas e por essa razão não podem ficar estáticos no tempo.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Adoramos feedback e contato. Deixe aqui seu comentário.