Diferencia a ação, #diferenciação



#neurociencianaeducação, #UDL, #DUA, #SAMR, #TPACK, #educaçãodiferenciada 

Ensinar da mesma forma a todos, com paciência infinita, não importando o desgaste. Dar as mesmas oportunidades, indicando um só caminho para nossos alunos não faz de nós bons, nem justos professores. Reconhecer que nossas explicações não são suficiente para alguns deles e permitir-lhes galgar os desafios do processo de aprendizagem ao seu modo não é fácil e até então, pra mim, duvidoso. 
Assim iniciei esta jornada no Personaliza Mais. Com as primeiras leituras fui me abrindo às possibilidades (ainda bem 🙌), e deixando de lado a minha antiga fórmula de 'sucesso', ciente que não era eu, mas sim eles que não estudavam o suficiente. Foi graças às professoras e os colegas, aprendendo deles e com eles que desconstruí meu modo de trabalhar. Agradeço a todos eles por isso. 🙏🙏🙏 
Muito aprendizado teórico e prático. A Diferenciação aplicada nas atividades propostas me fez experimentar a ‘leveza’ que proporciona, ao estudante, aprender integrando este conceito nas nossas rígidas metodologias e didáticas. Diferenciar o ensino traz uma visão mais minuciosa, cuidadosa e caridosa para com àqueles que merecem toda nossa atenção, cada um aprende no seu tempo e do seu jeito, foi magnífico ver isso acontecer conosco durante o decurso das semanas, com as atividades propostas. Sem dúvida, se houver outra chamada, estarei entre os candidatos.
Meu olhar para com minha produção, como professor, ficou tocada. Já na segunda semana comecei a aplicar as mudanças que podia fazer. A primeira foi elaborar mais claramente as instruções, dar retornos sobre como fazer para um cem, um oitenta ou simplesmente o sessenta que a grande maioria procura para provar o aprendizado dos conteúdos propostos. Depois, foi oferecer mais opções nas referências por mim apresentadas, alguns não gostam de ler, preferiam ouvir e ver. Foi notável como eles se envolveram mais na prática das atividades, resta saber como se sairão nas avaliações, que já estavam prontas infelizmente. 😒
Para 2020 pretendo usar as ferramentas Wakelet e Playlist do Youtube, para apresentar as referências. Nas avaliações continuarei usando o Googleforms, mas agora diferenciando-os, para que todos possam ter um melhor aproveitamento com a ferramenta. Trabalharei resumos colaborativos com o Googleslides e nos relatórios usarei, além do Googledocs, o Flipgrid, pois tenho alunos que não gostam de escrever.  E claro, já estou separando materiais para utilizar nos menus que adequarei às trilhas de aprendizagem para cada etapa. 
Deixo mais uma vez meu muito obrigado e até a próxima. 👋 

Comentários