Boas estratégias e práticas para a personalização do ensino e da aprendizagem!


O Personaliza Mais reuniu um apanhado enorme de boas estratégias e práticas inovadoras para a maioria dos cursistas conforme registros nos espaços para comentários, relatos e respostas de outros participantes do próprio curso. Logo na primeira semana de formação foram apresentados os conceitos de personalização e diferenciação da aprendizagem e do ensino visando garantir objetivos de aprendizagem adequados às necessidades e modos de aprender individuais e de grupos. Para a efetivação desses conceitos foram apresentados os pilares de sustentação constituídos de objetivos de aprendizagem específicos a serem alcançados,  ferramentas de ajustes para moldar os diferentes percursos de alunos e grupos de alunos, possibilidades para escolha e voz desses alunos e, ainda, para dar suporte aos ajustes e redefinições, os registros e feedbacks de testes, avaliações e autoavaliações.
Para auxiliar nessa tarefa, foram apresentadas estratégias e ferramentas simples como o Mapa de Influências construído em aplicativos de edição de apresentações. 
Para efetivar processos de diferenciação o Personaliza Mais socializou conceitos defendidos por Rhonda Bondie como o CARR (Clareza, Acesso, Relevância e Rigor) para potencializar habilidades e eliminar barreiras no percurso e experiências de aprendizagens dos alunos. 
Abrindo a segunda semana, Rhonda Bondie presenteia a todos com o fio da meada, como dar início ao processo de diferenciação fazendo ajustes em como o professor ensina, sem promover mudanças de objetivos, materiais ou avaliação. A partir de menus e trilhas de aprendizagem em atividades estruturadas e organizadas pelo professor pode se chegar aos níveis de diferenciação usando os modelos de SAMR, TPACK, a Taxonomia de Bloom e o trabalho em grupos. Para essa mediação foram utilizados formatos de acordo com o conteúdo desses menus. Esse foi mais um momento de grande engajamento visto que a ressignificação e potencialização dadas a ferramentas simples do cotidiano como playlists do YouTube, menus do Google Maps e Wakelet, mural digital com cara e jeito de blog.
E mais, os check-lists e autoavaliações permitiram aos promotores e realizadores do Personaliza Mais os reajustes e adequações para elevar o nível de motivação e engajamento dos professores cursistas, sobretudo em período de fechamento de semestre e ano letivo. Outro fator motivador foi o uso dos kits destravadores de conteúdo feito a cada fim de etapas. A terceira semana do Personaliza Mais foi de muita autoavaliação e produção. As contribuições das professoras Mariana Ochs (@mariochs) e Karla Vidal (@karlavidal)  com o Hyperdoc trouxeram maior clareza na elaboração de atividades estruturadas. O explorar, aprofundar, criar, a produção e a reflexão deixaram mais evidente o quanto a equação do tempo para o professor pode ser favorecida com a organização dos alunos, distribuição e atribuição de funções podem contribuir com a diferenciação da aprendizagem. As trilhas, viagem a um lugar feliz e missões estruturadas apresentaram possibilidades de criação de narrativas para menus e trilhas de aprendizagem. O Websafari de hyperdocs ressaltou o espírito da colaboratividade e comunhão de uso de recursos tecnológicos dos modelos SAMR, TPACK, Taxonomia de Bloom e trabalho em grupos apresentados na segunda semana e aplicados de modo conjugado. Na quarta semana a diferenciação chega aos processos avaliativos apontando alternativas à avaliação somativa dos processos de memorização. Foram apresentadas viabilidades de trilhas adaptativas que possibilitam aos alunos novas formas e meios de serem avaliados transformando esse momento de avaliação em mais uma oportunidade de aprendizagem e diferenciação. Nessa entrega do conteúdo, os cursistas tiveram oportunidade de repensar e materializar o aprendizado em trilhas no Google Slide e  Forms resgatando aprendizados das semanas anteriores.
Na condição de cursista levo uma fantástica experiência de aprendizagem e um vasto repertório para as minhas formações. Muito me chamou a atenção a curadoria feita e a pertinência alcançada entre estratégias, recursos e as ferramentas apresentadas. Minha perspectiva em relação aos conteúdos é fazer conexões e conjugações entre eles e usá-los adequadamente às demandas e experiências, principalmente na criação de narrativas para as trilhas e menus de aprendizagem. Estou ciente de que o uso desses novos recursos impactarão bastante minha prática e naturalmente o aprendizado dos alunos/professores que atendo já que todos eles visam engajar, facilitar e potencializar os processos de diferenciação na aprendizagem.

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