Universalisar, Diferenciar e Transformar


No mundo de hoje é difícil motivar nossos alunos. Como professores, muitas vezes chegamos na sala de aula com a ilusão de nosso conteúdo ser empolgante por si só e de que o brilho em nossos olhos será suficiente para contagiar nossos pupilos. Entretanto, ao nos darmos conta de que maior parte deles não se interessa, logo concluímos que as atitudes deles não correspondem às nossas expectativas. E não correspondem mesmo, pois o que motivava nossa geração já não funciona com eles, que têm a escola como lugar de socialização com os amigos e de busca de informações pertinentes àquilo que lhes interessa, como as últimas postagens de celebridades que seguem em redes sociais ou os recentes recados deixadas em grupos de amigos em aplicativos de mensagens.

O que muitas vezes não percebemos é que a geração de alunos que temos está se apropriando dos recursos que lhes são disponibilizados para criar suas próprias rotinas  e buscar conhecimentos sobre aquilo que lhes interessa e que isso pode ser usado a favor de seu aprendizado. Só precisamos conhecê-los melhor para adaptar o conteúdo (ou a maneira de transmiti-lo) a algo que passe a fazer sentido para eles. Se no início de um ano letivo conseguimos ter ideia daquilo que os influencia e os impulsiona, além de como eles conseguem expressar essas influências, podemos planejar nosso curso oferecendo trilhas nas quais eles possam acessar o conteúdo de diferentes maneiras. Enquanto alguns preferem o texto escrito, outros aprenderão melhor através de áudios, vídeos, imagens, debates ao vivo ou até mesmo experiências práticas de mão na massa. Disponibilizando mídias diferentes, certamente tocaremos nossos alunos  mais resistentes, inclusive aqueles com dificuldades ou deficiências.

O Personaliza Mais nos ensinou nas últimas quatro semanas a compreender as diferentes necessidades e a nos preparar para oferecer uma experiência de aprendizagem Universalizada, no sentido de disponibilizar uma gama de atividades diferenciadas, oferecendo aos alunos trilhas de aprendizagem que possibilitem a todos o cumprimento das tarefas. A tecnologia pode - e deve - ser utilizada nesse processo, envolvendo os alunos de modo familiar e facilitando sua integração com os conteúdos e o trabalho de preparação do professor.

Gosto muito de acreditar que instituições como o Amplifica e a Fundação Lemann estão nos apresentando formas novas de maximizar o aprendizado, fazendo com que a educação rapidamente atinja um nível de mudança irreversível. Será possível, se formos bons multiplicadores, transformar o conhecimento numa busca inerente ao ser humano, que faça parte do DNA de cada um, utilizando mecanismos capazes de integrar o aluno com o restante do universo. Para isso, nossos conhecimentos de conteúdo, pedagogia e tecnologia devem estara equilibrados e alinhados ao nosso desejo de construir um mundo melhor.

Comentários

  1. Professor Paulo.
    A imagem me trouxe muito a mente o trabalho por rotação de estação com uma metologia ativa e isso está bem inerente no novo contexto educacional. @braços.

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